CN Tower em Toronto: o que saber antes de ir

Pode-se dizer que a CN Tower é um dos principais símbolos de Toronto. Com 553 metros de altura, é a terceira maior torre do mundo e já foi a construção mais alta do mundo (sendo superada em 2007 pelo Burj Khalifa, em Dubai). Foi construída em 1975 como uma torre de comunicação e, hoje, também funciona como atração turística e cartão postal de Toronto, destacando-se no skyline da cidade.

Foto do skyline de Toronto de dentro do Lago Ontario, ao fim da tarde
Skyline de Toronto com destaque para a CN Tower

E por ser uma atração turística, é natural querermos visitá-la e conhecê-la. Mas qual o valor? Até onde podemos subir? Tem desconto? Vale a pena?

Bem, sou um pouco suspeita pra falar por já visitei a CN Tower duas vezes, então na minha opinião, vale, sim. Inclusive, uma das vezes foi no inverno e a outra no verão (já explicando as diferenças de neve/sol nas fotos). Se você está em dúvida ou quer organizar a sua visita, este post está aqui pra te ajudar!

a torre

Em primeiro lugar, é importante saber que a CN Tower em Toronto conta com três níveis de observação: o principal (LookOut Level) a 346 metros do chão, um inferior a 342 metros de altura, e um bem mais alto (SkyPod), a 447 metros de altura. O ingresso convencional (General Admission) dá direito aos dois primeiros. Para subir até o SkyPod é necessário comprar um ingresso separadamente, sobre o qual eu vou explicar depois.

Logo na entrada, há um detector de metais e um segurança inspeciona os nossos pertences. Não há armários ou guarda-volumes no local. Se você ainda não tiver comprado os ingressos, a bilheteria fica após a inspeção.

O tour começa com um salão com painéis explicativos sobre a construção da torre e sua história, ainda no térreo. Se você não tiver com pouco tempo, vale a pena ler algumas curiosidades e ver fotos antigas da torre.

Para subir, um elevador panorâmico nos leva em 58 segundos até o LookOut Level. Uma parte (pequena) do chão do elevador é de vidro, e os mais corajosos podem olhar a “terra firme” se afastando a 22 km/h.

lookout level

Essa é a nossa primeira parada ao sair do elevador. Saímos e damos de cara com um janelão de vidro direto com vista ao Lake Ontario, lindo!! Fiquei sem fala ao ver aquela imensidão azul e congelada na primeira vez que fui, no auge do inverno.

Vista do Lake Ontario do LookOut Level na CN Tower
Janelão com vista para Toronto no LookOut Level (inverno)

Nesse nível, é possível ter uma visão 360º da cidade do Toronto ao contornarmos todo o janelão de vidro. Também conseguimos ver o teto retrátil do Rogers Center (o estádio do Blue Jays, o time de baseball de Toronto), e se você tiver sorte de ir durante uma partida, ainda consegue enxergar o jogo acontecendo lá embaixo! Infelizmente, nas duas vezes que fui o teto estava fechado.

Visão panorâmica do deque principal de observação (LookOut Level) na CN Tower
Vista panorâmica no LookOut Level (verão)

GLASS FLOOR E SKYTERRACE

Descendo um andar há o famoso Glass Floor, ou seja, uma superfície de vidro resistente em que podemos caminhar olhando o chão lááá embaixo.

Vista do chão de vidro na CN Tower, em Toronto. Ao fundo, o chão da rua. Em primeiro plano, uma superfície de vidro com dois pés apoiados.
Chão de vidro na CN Tower

Dá um medinho no início, mas um cartaz ao lado indica que aquele vidro poderia suportar o equivalente a 3,5 orcas, 35 alces, 41 ursos polares… olha só!

Tabela explicativa do peso que o chão de vidro aguenta, na CN Tower em Toronto
O peso que o chão de vidro na CN Tower suporta

Mas se você não tem coragem, sem problemas. O chão de vidro cobre apenas uma parte relativamente pequena do andar, e é possível contorná-lo se quiser.

Neste nível também temos acesso ao SkyTerrace, um terraço aberto, como se fosse uma enorme sacada ao redor. Tem grades de proteção, mas as pessoas ficam pouco ali, devido ao vento e/ou frio.

Sky Terrace na CN Tower Toronto, com grades de proteção
Vista do Sky Terrace

Também é no nível inferior que fica o elevador para sair. Quando fui em janeiro, foi tranquilo para descer. Já em julho peguei uma fila de mais de meia hora para entrar no elevador. Não adianta: as atrações turísticas estarão mais cheias no verão, então é bom separar um pouco mais de tempo (e paciência) por conta das filas.

SKYPOD

O terceiro nível de observação, chamado SkyPod, tem 447 metros de altura, ou seja, 100 metros mais alto que o LookOut Level. Para ter acesso a ele é necessário comprar um ingresso separado no valor de CAD$ 15,00. Fiquei na dúvida se valeria a pena ou não, mas como eu estava curiosa e queria ver a vista mais do alto, subi.

SkyPod na CN Tower Toronto
SkyPod por dentro, com vista para os prédios abaixo

O SkyPod é pequeno e também oferece uma vista 360º da cidade. É legal ver o LookOut Level (o deque de observação principal) abaixo de nós, mas sinceramente, não achei que valeu a pena. Claro que 100 metros fazem diferença, mas os carros na rua continuam pequenos, os prédios altos continuam abaixo da gente… Enfim, na minha opinião, o valor do ingresso complementar não compensa.

Vista do SkyPod para baixo, mostrando o LookOut Level. CN Tower, Toronto.
Está vendo esse meio-círculo na parte de baixo da foto? É o deque principal de observação, visto do SkyPod

EDGEWALK

Além da convencional contemplação da vista de Toronto, também é possível realizar uma atividade super radical: a EdgeWalk, ou seja, caminhar na beirada externa da torre preso por cabos de segurança. A experiência é oferecida aproximadamente de abril a novembro e depende de condições climáticas para acontecer. Apesar de seguir os mais altos padrões de segurança, eu não faria nunquinha na vida, mas se você tiver essa coragem, me conta como foi! Tem até quem faça o próprio casamento ali em cima.

Pessoas caminhando do lado de fora da CN Tower, presas por cabos de segurança
EdgeWalk na CN Tower- Foto: Divulgação

valores

Em 2020, os valores praticados para visitar a CN Tower são (em dólares canadenses):

General Admission (entrada simples):

Adulto (13 a 64 anos): $38

Criança (4 a 12 anos): $28

Idoso (acima de 65 anos): $34

SkyPod: $15, podendo ser comprado junto do ingresso principal ou separadamente na porta do elevador que leva ao SkyPod.

EdgeWalk: $195

Sempre compre os seus ingressos em sites ou bilheterias oficiais/credenciadas. O site oficial para compra da CN Tower é esse aqui.

outras informações

  • Quem quiser também visitar o Ripley’s Aquarium, sugiro comprar o combo Sea The Sky, em que o ingresso adulto para as duas atrações sai por $58 (em vez de $76).
  • Reserve umas duas horas no mínimo para visitar a CN Tower, principalmente se você for em alta temporada.
  • Pessoas com dificuldade de locomoção podem pegar emprestado uma cadeira de rodas (quantidade limitada).
  • O horário de funcionamento da CN Tower é das 9:00h às 22:30h.
  • Há três restaurantes na CN Tower: o 360 (alta gastronomia, recomenda-se reservar com antecedência), VUE Bistros (no LookOut Level) e Le Café (no térreo).
  • Está indo no inverno? Então não deixa de conferir os outros posts do blog sobre o que fazer no inverno canadense e como se preparar para o frio.

Anúncios

Deixe uma resposta